Descubra seus mantras para 2021

Você sabe para que serve um mantra?

A palavra mantra tem origem do sânscrito (man, mente e tra, controle/ proteção) e significa instrumento para conduzir a mente.

Os mantras são tradicionalmente conhecidos por sons, que possuem significado e são ditos repetidamente por aqueles que os praticam. O objetivo da prática é conseguir foco e concentração em algo almejado.

Origem dos Mantras

O mantra mais popular e conhecido mundialmente é o “Om”, de origem hinduísta.

Ele é considerado o corpo sonoro do absoluto, o som do universo e o mantra que fecunda todos os demais.

De origem oriental hinduísta e budista, os mantras foram disseminados pelo ocidente, onde também foram e são muito praticados e estudados por pesquisadores do comportamento humano, como terapeutas holísticos e psicólogos.

Hoje encontramos mantras que foram adaptados ao nosso contexto cultural ocidental, mas que seguem com o objetivo de ampliação de nosso bem estar e autoconhecimento.

Estudos científicos foram dedicados ao tema e sua definição em novo contexto é de que o mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico.

É característica intrínseca aos mantras a repetição. De qualquer forma, os mesmos podem ter diferentes significados e objetivos como, por exemplo, concentração, meditação, energização, foco em adormecer ou despertar, desenvolver chakras e vibrar canais energéticos que precisam de equilíbrio.

As repetições podem ser feitas mentalmente, murmurando ou em voz alta, dependendo do local e preferência de cada praticante.

Estudos a partir das práticas, demonstram que, quanto mais praticamos e nos utilizamos desse instrumento, mais poder teremos para alcançar nossos objetivos e promover transformações consistentes em nossas vidas.

Reações do Corpo e Mente

Ainda com base em dados científicos, sabemos que todos os sons possuem energia e vibração, que for sua vez se manifestam a partir de ondas que são captadas pelos ouvidos e conduzidas ao cérebro.

Essas interações dos sons com nosso cérebro, provocam reações no corpo e na mente.

Dependendo do conteúdo, densidade e origem dos sons, eles podem ser extremamente benéficos ou maléficos para nós. Entre os maléfico podemos considerar os sons de buzinas ou gritos em ambientes fechados, que nos causam mal estar e stress.

Não é à toa que em práticas terapêuticas e meditativas, são escolhidos sempre sons que remetem à natureza, como águas, vento e pássaros.

Ampliação da Consciência

Dessa forma, a prática de mantras, tem como benefícios ampliar a nossa consciência, mudar a energia do ambiente onde a realizamos, elevar a mente a nossa mente a estados meditativos profundos, reduzir ansiedade e depressão (sintomas muito comuns nos dias de hoje).

Não restam dúvidas que introduzir a prática de mantras e meditação em nossa rotina, pode nos trazer muito bem estar e ser uma oportunidade para iniciarmos uma linda jornada de autoconhecimento e desenvolvimento.

É muito importante lembrarmos que, para qualquer nova prática que adotamos na nossa vida, é necessária dedicação e empenho, principalmente nas primeiras semanas, pois leva cerca de 21 dias para o nosso cérebro se adaptar e reconhecer uma nova prática como hábito.

Quando adquirimos um hábito, ele deixa de ser um grande esforço para nós e passa a ser realizado de forma simples e até automática. Vale a pena experimentar!

Invista em seu bem estar

Pensando no início de uma nova jornada em 2021, separamos para você alguns mantras que podem lhe abrir as portas para esse universo de transformação.

Abaixo preparamos em duas partes exemplos de mantras que podem ser ótimos para você iniciar esse processo.

Na primeira parte apresentamos 4 Mantras em sânscrito, para aqueles que têm interesse em aprofundar  os conhecimentos em meditação e se aproximar mais das origens dessa prática oriental.

Na segunda parte apresentamos 15 Mantras modernos, que podem ser utilizados por qualquer pessoa que queria iniciar um novo hábito direcionado ao autocuidado, autoconhecimento e bem estar.

Espero que desfrutem!

Mantras em Sânscrito

1.“OM” (A-U-M)

O som do universo representa os três níveis de consciência: A (vigília), U (sono) e M (sono profundo).

O primeiro, a vigília é o único tipo de consciência que reconhecemos, ou seja, que conseguimos alcançar o conteúdo.

O segundo é o subconsciente, que representa um estado de sono, onde não alcançamos o conteúdo completamente como ele é.

E o terceiro é o inconsciente que é o estado de conteúdos profundos onde não acessamos diretamente, e muitas vezes precisamos de ajuda para desbloquear o excesso de informação que guardamos nele.

Uma das funções desse mantra, por tanto, é ajuda a desbloqueá-los para trabalharmos o equilíbrio entre esses três níveis, gerando melhor funcionamento da psique.

2.“OM NAMAH SHIVAYA”

Um dos mantras mais comuns, bastante difundido na cultura hindu e nas escolas tântricas e védicas. Suas origens se remontam a partir de uma oração hindu que é uma saudação à Shiva, Deus  da destruição, purificador e curador de males.

Esse mantra nos permite sentir o que há de bom nos acontecimentos ruins, isso quer dizer, como a destruição pode ser vista como transformação.

Seu significado

Acima já apresentamos a definição  “Om”, que é a primeira parte desse mantra. A segunda parte é “Namah”, que significa respeito e adoração. A terceira parte, “Shivaya”, representa o absoluto (Deus), como a fonte de todas as experiências.

Ao cantar “ Om Namah Shivaya”, construímos confiança em nós mesmos e o respeito aos demais seres, lembrando que todos nós temos a origem no divido e, portanto, todos os seres humanos devem ser honrados sempre.

3.“LOKAH SAMASTAH SUKHINO BHAVANTU”

É um dos mais bonitos mantras. “ Lokah Samastah Sukhino Bhavantu” significa “ Que todos os seres do mundo sejam felizes, livres e, que nossos pensamentos, palavras e ações contribuam de alguma maneira para essa felicidade e liberdade.

Esse mantra é praticado para lembrarmos que devemos viver em compaixão e harmonia com todos os que nos rodeiam e também oferecer a todos os seres, a nós mesmos e ao meio ambiente esse espírito de respeito.

4.“OM MANI PADME HUM”

Esse é o canto mais famosos do mundo, conhecido como “Buda compassivo” e tem origem na Índia, ainda que tenha sido mais difundido na região do Tibet, onde ocorreram ligeiras mudanças em seus sons.

Esse mantra do “Buda compassivo” é reconhecido pelos chineses como sendo o da deusa “Kuan Yin”.

Seu significado

«Om Mani Padme Hum» significa “A flor de Lótus”.

No Tibet, o Dalai Lama disse que existe um significado muito mais profundo e que se implica na transformação completa (corpo, mente e alma), onde passamos de um estado impuro, às qualidades puras de Buda.

Transformação e purificação

Portanto, esse mantra tem como foco a transformação e purificação da natureza humana, acalmando nossos temores, preocupações e nossos corações.

Ainda que seja fácil de se dizer,  o mantra “Om Mani Päme Hum” é considerado o mais poderoso, uma vez que contém basicamente todos os ensinamentos budistas.

  • “Om” nos liberta do orgulho, substituindo- o por generosidade.
  • “Ma” nos liberta dos ciúmes e da inveja e nos presenteia com ética.
  • “Ni” nos liberta da luxúria e dos desejos banais, y los deseos banales, substituindo-os por paciência.
  • “Pä” nos liberta da ignorância e dos preconceitos, modificando-os pela perseverança.
  • “Me” nos liberta dos apegos e nos brinda com concentração.
  • “Hum” nos ajuda na prática da sabedoria e a conquistar a perfeição, livrando-nos do ódio.

Recitar esse mantra, nos ajuda a conquistar a perfeição das seis práticas citada acima.

Mantras modernos

Um mantra vai além de uma frase antiga, ele é um poderoso presente damos a nós mesmos, para nos mantermos focados no positivo e influenciados por seus pensamentos e ações.

Atualmente, os ocidentais, no desenvolvimento da vida espiritual, criam seus próprios mantras e, eles podem vir de qualquer lugar, desde que sejam uma frase que nos inspire a ser melhor. Pode ser algo que tenha sido dito por alguém e que te impactou de uma forma boa e construtiva ou até mesmo algo que tenhamos escutado em um música ou lido em um livro.

O importante é serem frases, pensamentos ou sons que nos fazem sentir alegria e positividade.

Mantras para escrever e repetir logo cedo no começo do dia

  1. “Que todo o lugar que eu esteja e queira estar, me inspire.
  2. “Tudo que eu necessito está dentro de mim.”
  3.  “A ansiedade é contagiosa, assim como a calma”.
  4.  “Sou um íman de amor, de felicidade e de abundância”.
  5.  “Que meu coração seja amável, minha mente feroz e meu espírito valente”.
  6.  “Viverei menos acostumado e com mais intenção”.
  7.  “Somos o que fazemos repetidamente, por isso a excelência não é um ato e sim o hábito.

Mantras para reflexão no final do dia

  1.  “Não espero nada e aprecio tudo”.
  2.  “Revive a sua luz, manifesta seus sonhos. Se dê conta de seu valor”.
  3.  “O que consome minha mente, controla a minha vida”.
  4.  “Estou em paz com o que você é, com o que foi e com o que será.  Te perdoo e me perdoo.
  5.  “Estou presente e dentro de mim. Posso me centrar com a facilidade da minha respiração. Me sinto forte, confiante, digno e completo”.
  6.  “Respiro e envio amor, exalo e envio amor a alguém que necessita”.
  7.  “Estou agradecido por minha luta, porque sem ela não haveria minha força.
  8.  “Aceito o que é, deixo ir o que foi e tenho fé no que será.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *