O silêncio que nos cura

Você já ouviu falar nos poderes terapêuticos do silêncio?

Quando pensamos em poderes terapêuticos, normalmente nos vem à cabeça uma sessão de terapia ou um tratamento específico feito por profissional especializado em terapias alternativas, correto?

Aqui no texto vamos abordar uma ferramenta terapêutica inovadora e que não custa nada!

O poder do silêncio

Pesquisamos sobre o assunto e curiosamente encontramos estudos que demonstram o silêncio como poderoso antídoto contra a depressão e prevenção de distúrbios neurológicos, tal como o mal de Alzheimer, por exemplo.

Não parece incrível que somente o silêncio seja tão potente para a nossa saúde?

Nos dias de hoje

Infelizmente nos dias de hoje nos falta muito espaço para o silêncio, pois além dos ruídos das cidades, na maioria dos lares estão presentes aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e televisores, que deixam as pessoas conectadas boa parte do tempo à internet e redes sociais.

Dessa forma, é urgente refletirmos sobre o assunto e buscarmos caminhos para mais momentos de silêncio.

Entre os inúmeros benefícios do silêncio está, sem sombra de dúvidas, a capacidade de promoção do bem estar, pois ele tem o poder de proporcionar uma melhor conexão com nós mesmos, além de nos dar mais foco e atenção na vida diária.

O excesso de ruídos

Se pararmos para prestar atenção, estamos rodeados de ruídos excessivos todo o tempo, que nos distraem e causam confusão e desorientação, provocando perda de energia e enfraquecendo o nosso interior.

O excesso de informações, os ruídos e as falas intermitentes acarretam em falta de motivação e, até mesmo perda de confiança. Pensamentos desconectados e desorganizados geram ansiedade, cansaço e com o passar do tempo, levam a doenças e enfermidades psicológicas.

O barulho, nossa fala e pensamentos, causam bastante dispersão de energia e, muitas vezes, essa energia dispendida nos falta como combustível para realizações positivas, construção de planos e desenvolvimento pessoal.

Investimento de tempo em sua individualidade e integralidade

Consegue ter uma hora todos os dias só para você? Já parou para se pensar como ser individual e integral?

Se a resposta é não, você respondeu como a maioria das pessoas e, principalmente das mulheres nos dias de hoje. Nós não imaginamos o quanto o silêncio pode nos tornar fortes e poderosas e acabamos sendo automaticamente absorvidas por incontáveis tarefas, demandas, ruídos e falas que nos enfraquecem e nos adoecem.

Precisamos parar!

É necessário parar um pouco, silenciar o mundo a nossa volta, para conseguirmos escutar verdadeiramente o nosso interior. A partir daí se tornará possível  entender como orgarnizar as nossas confusões internas e iniciar a jornada de ressignificação das nossas vidas.

Quem não quer uma vida mais leve, plena e com mais conexão?

Dica para conseguir mais silêncio

1. Voto de silêncio

 O primeiro passo que podemos dar é tentar falar menos.

Muito vezes falamos sem parar, reclamamos de nossos problemas, falamos de outras pessoas ou de coisas que vemos na televisão e que em realidade em nada não agregar a nós e ao nosso desenvolvimento como seres humanos que buscam a felicidade.

Que tal fazer um experimento? Um voto de silêncio começando com uma ou duas horas por dia sem pronunciar nenhuma palavra e pedir que as pessoas que te cercam respeitem esse momento.

Será que conseguimos pedir duas horas ao mundo para simplesmente sermos?

2. Fale menos

Outro exercício que pode ser bastante interessante e importante é tentar falar menos e somente coisas que são realmente relevantes. Durante esse exercício você perceberá que ao falar menos, conseguimos escutar mais, refletir sobre o que nos é dito e somente responder com palavras que irão dispersar energia positiva e construtiva para as nossas relações, sejam elas familiares, profissionais ou de amizade.

Quando for falar, cuide para que suas palavras sejam melhores do que seu silêncio e você verá como isso irá te empoderar. Muitos que hoje não te escutam de verdade, passarão a prestar mais atenção no que você diz. As palavras que pronunciamos são um pouco da nossa energia “Chi”, que é a energia vital. Portanto, preserve sua energia vital e dispenda dela somente quando entender que você ajudará alguém ou irá se ajudar.

3. Tire “uma hora” todo dia só pra você

Procure tirar um momento do seu dia para fazer estar sozinha e nessas uma ou duas horas tente uma das atividades a seguir:

• Fazer uma caminhada em um parque ou lugar perto da natureza

• Iniciar uma prática de meditação. Há práticas que se iniciam com 5 minutos por dia e são ótimas!

• Tomar um banho mais longo com ervas e sais especiais A partir desses dois exercícios, conseguiremos alcançar e nos conectar com nossa centelha divina, pois é somente a partir do silêncio que conseguiremos realmente escutar à Deus.

Outras práticas que nos ajudam a abrir passagem ao silêncio

1. Meditação

2. Caminhada na natureza

3. Banho de mar ou de rio

4. Cozinhar

5. Banho relaxante com ervas e sais com aromas especiais 

6. Leitura sobre temas que te inspirem ao autocuidado e positividade.

Boas práticas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *